LIGA DESPORTIVA DE MUNIZ FREIRE


FUNDAÇÃO - 25 de dezembro de 1955.

Ata de Fundação

"Aos vinte e cinco dias do mês de dezembro de mil novecentos e cinqüenta e cinco, reuniu-se na Sede social do Muniz Freire Futebol Clube, uma comissão de esportistas desejosos de verem projetado cada vez mais o nome esportivo do município, com o fim precípuo de lançar as bases para a fundação de uma Liga Municipal de Desportos.

Estavam presentes, além de outros, os senhores Walfredo Ribeiro Soares, representando o Muniz Freire FC, Manoel Lúcio de Moraes, representando o Comercial SC, Jenário Lopes da Silva, representando o Piaçú FC, Aladim José de Souza, representando o Córrego Rico FC, Remy Luiz Alves, representando o Itaici FC e José Louzada Filho, representando o União FC.

Aberta a sessão pelo Sr. Walfredo Ribeiro Soares, o feliz autor da idéia, foi colocado o assunto sobre dois pontos capitais. Poderia o Muniz Freire FC, como principal time do município, tomar a si o encargo de patrocinar um torneio intimo entre clubes amigos, visando a conquista de um troféu, ou então seria criado um órgão sem cores esportivas locais, para que o mesmo promovesse um campeonato mais amplo entre os principais times de Muniz Freire.

Na oportunidade usou a palavra o Dr. Antônio Cyro Deps, que discorreu brilhantemente sobre as finalidades e benefícios que poderiam advir com a criação da Liga Municipal, apontando diretrizes a seguir com um tirocínio excepcional, digno de sua mente privilegiada. Foi sugerido pelo Sr. William Manhães, a designação por parte dos clubes presentes, de dois elementos para exercerem o direito de voto, a exemplo do que acontece na Liga Municipal de C. de Itapemirim. Aceita a sugestão, foram escolhidos: pelo Muniz Freire FC, os Srs. Walfredo Ribeiro Soares e Júlio Mitleg, pelo Comercial SC, os Srs. Manoel Lúcio de Moraes e Filiam Manhães, pelo Piaçú FC, os Srs. Jenário Lopes da Silva e Emílio Lopes da Silva, pelo Córrego Rico FC, as Srs. Aladim José de Souza e Adalto Thomaz Ferreira, pelo Itaici FC, os Srs. Remy Luiz Alves e José Lugão Castelar e pelo União FC, os Srs. José Louzada Filho e Moacir R. Zardo. Posta em votação, foi a mesmo aprovada por oito votos contra quatro, assim discriminados: Muniz Freire FC, Comercial SC, Piaçú FC e Córrego Rico FC, a favor da criação da Liga Municipal - e União FC e Itaici FC, a favor do patrocínio do Muniz Freire FC. De comum acordo, foi deliberado incluir o São Pedro FC, entre os defensores da criação da Liga Municipal, por saberem todos ser o amigo Tuíco possuidor de espírito compreensivo e desejoso de colaborar para o desenvolvimento do esporte muniz-freirense.

Por proposta do Sr. William Manhães, foi criada uma Diretoria Provisória da Liga Municipal de Muniz Freire, que ficou assim constituída: Sr. Walfredo Ribeiro Soares, Manoel Lúcio de Moraes, Aladim José de Souza, José L. Castelar, Jenario Lopes da Silva, José Louzada Filho e Antônio Ferreira Sobrinho. Por especial deferência do Sr. Walfredo R. Soares, foi designado o Sr. William Manhães para secretariar os trabalhos até a constituição da Diretoria efetiva. Após, foi aventada a possibilidade de conseguir-se, um exemplar dos Estatutos da Liga Municipal de Alegre, pelo que foi designado o Sr. Aristóteles Aguiar para o mencionado fim. Ficou demonstrado para todos os presentes o máximo empenho de verem realizados os sonhos de melhores dias para o esporte desta terra acolhedora, quando o nome do Muniz Freire se projetará como uma potência esportiva neste grande Espirito Santo.

Antes de finalizar, o Dr. Antônio C. Deps solicitou dos presentes que assinassem na folha de presença, para que constem como verdadeiros fundadores da Liga Esportiva de Muniz Freire. As palavras do ilustre médico fora recebidas com agrado, tendo assinado os seguintes: Dr. Antônio Cyro Deps, Srs. Fernando Lúcio, Aristóteles Aguiar, Jonathas R. Soares, Genaro Lopes da Silva, Iracy de S. Madeira, Wolfran Almeida, Oliveira S. de Aguiar, José Favoreto, Félix Nicolau, Antônio Salvador, João Martins, Moacyr R. Zardo, Manoel L. de Moraes, Alfredo Ringuier, Sebastião P. Fraga, João Ivo Aguilar, Alfredo Merçon, Luiz Mação sobrinho, Adalto T. Ferreira, Aladim José de Souza, Aarão Deps, José Louzada Filho, Alcenor A. Itaboray, Armezindo L. da Rocha, José H. Moreira, Aquelino Muniz, Remy Luiz Alves, José L. Castelar, Emílio L. da Silva, Heraldo T. dos Santos, Farid Deps, Francisco Ferreira, José Guilherme, Bráulio Teixeira, Walfredo Ribeiro Soares, Júlio Mitleg, Jair R. Soares, Gerson Cândido e William Manhães.

Nada mais havendo a tratar, o Sr. Walfredo R. Soares deu por encerrada a sessão. Sala da Sede Social do Muniz Freire FC, em vinte e cinco de dezembro de mil novecentos e cinqüenta e cinco. Assinados: Walfredo Ribeiro Soares, Manoel L. de Moraes, Aladim J de Souza, José Lugão Castelar, José Louzada Filho, Genaro Lopes da Silva, como membros da Diretoria provisória e William Manhães como secretário tesoureiro."

Nota: A Liga Desportiva de Muniz Freire, teve como primeiro presidente o Dr. Antônio Cyro Deps, seguido do Sr. Pedro Duarte, João Merçon e posteriormente o Sr Jonote da Silva Braga. Organizou os campeonatos municipais até a década de 70.